prancha01 O ponto central desse passo a passo são as configurações para fazer gotas de água em uma pele ou qualquer superfície no Photoshop. Lembrando que essas configurações dependem muito do tamanho da imagem que estiver trabalhando, neste caso foi usada uma imagem grande com mais de 7000 pixels de altura.
Este trabalho foi desenvolvido para ilustrar pranchas de surf, por isso a imagem tinha que ser grande para não perder resolução.

 

Estas são as imagens finalizadas.

 prancha01  prancha01  prancha01

 

 

prancha06 Depois da pintura ela ficou assim.
ç
prancha07
Fiz umas manchas em preto para representar  gotas de água, a escolha da preto foi para plicar o efeito Screen no layes que deixa todos os tons escuros em transparente.
è

 

Antes de começarmos colocar os efeitos de gotas nas macha devemos deixar o “Fill” do Layer em 0% para o PS só exibir os efeitos.

 

Primeiro apliquei o Layer Style>Bevel e Embpss para dar volume nas gotas. Ainda no Layer  Style apliquei Inner Shadow, toda água que está sobre uma superfície tem um pouco de sombra nas áreas internas.
prancha08_Bevel_Embpss  prancha09_Inner_Shadow
 

 

Inner Glow para fazer os brilhos internos. E por fim Drop Shadow em vermelho para fazer as sombras das gotas na pele de moça.
prancha08_Bevel_Embpss  prancha09_Inner_Shadow

 

Para não perder os feitos aplicados no layer das gotas achatei-o com outro um layer vazio, assim consegui suavizar as bordas das gotas com a borracha, ficando assim.
prancha012

Veja como ficou a ilustração final clicando aqui.