Sol, tutorial em Illustrator

postado em: Postagem, Tutoriais | 3

Tutorial da ilustração de um sol para  quem já conhece um pouco do Illustrator, nele veremos vários recursos desse programa e como usá-los de forma criativa.



1 – Primeiramente vamos desenhar uma circunferência depois eliminar seu contorno e preenche-la com um Gradient Linear do amarelo para o laranja. Agora duplique esta circunferência, pode usar o comando Ctrl+C e Ctrl+V depois faça o alinhamento deixando um em cima da outra.



2 – Deixe essa nova circunferência com o Gradient Radial um tom de laranja avermelhado com três cores iguais.



3 – Juste a transparência nas cores três do Gradient Radial nesta ordem 0% – 30% – 100%, agora temos um efeito no sol.

4 – Criamos uma elipse com Gradient Linear do amarelo claro para o branco, faça uma distorção para que ela fique parecida com a imagem a baixo. Na cor branca do Gradient sete a transparência dele para 0% e a transparência total dessa elipse para 60%.



5 – Faça duas cópias circunferência principal coloque-as nas posições conforme a figura 5. Selecione os dois objetos e corte-os usando a ferramenta Divid na janela Panthfider para cortar.

6 – Como os dois objetos seleccionados vá no menu Object>UnGrup para separa e deletar as formas desnecessários, temos agora uma figura parecida com uma boca que vai servir de sombra pinte-a de vermelho.



7- Para fazer os óculos comece com um elipse simples com Gradient Linear do cinza claro para o cinza mias escuro, altere sia forma para ficar com aspecto da leme.



8- Duplique duas vezes a lente e deixe as duas ultimas na cor branca e um pouco menor que o original, uma maneira rápida de duplicar um objeto é ir na janela layer clicar e arrastar esse objeto para cima do ícone Create New Layer.



9- Duplique novamente a lente, mas dessa vez com um Gradient mais escuro. Agora temos quatro lentes cinza claro, branco, outro branco e cinza escuro.



10- Crie um Blend entre as duas primeiras lentes (cinza claro e branco), depois em Blend Options mude os parâmetro do combo boxe Spacing>Specified Steps> 10 ou quantos quiser. Duplique a ultima lente e deixe na cor do seu óculos.



Aplique o mesmo Blend nas outras duas lentes anteriores (branco e cinza escuro), pronto temos óculos com uma armação metálica.



11- Faça um reflexo para o óculos como na figura

12- Para completar o reflexo use um foto de praia qualquer e aplique o Line Trace > Default claque em Expamd para transformar a foto em vetor.



12- Para completar o reflexo use um foto de praia qualquer e aplique o Line Trace > Default claque em Expamd para transformar a foto em vetor.

Selecione este objeto e aplique o comando Object > Ungrup separar todos os objetos da foto vitoriada.



Selecione este objeto e aplique o comando
Object > Ungrup separar todos os objetos da foto vitoriada.

13- Na foto vetorizada clique em um objeto na cor branca vá para o menu em Select>Same>Fill Color selecione e delete todos os objetos brancos, agora temo somente os objetos pretos para o reflexo.

14- Duplique a ultima lente deixe-a menor que a original, de uma transparência para a foto vetorizada selecione essa lente e a foto e aplique o reflexo no óculos o o comando
Object>Clipping Mask.

Clipping Mask aplicado.

15 Agrupe todos os objeto do óculos e duplique para fazer a outra lente. Clique com o botão direito do mouse na janela que aparecer Transfrom>Reflect… Reflact>Vertical=90.

16- Crie os detalhes do óculos usando Blend para dar o efeito metálico, Use o comando Object>Envelope Distort para fazer uns ajustes, faça também umas sombras duplicando soldando e cortando para os acabamentos. Lembrando que os comando de cortar e soldar estão na janela Panthfinder .

17- Para as labaredas seleciona a ferramenta Poligon na janela Tool, dê um clique para que a janela de edição do polígono apareça coloque três pontas.



18- Use a ferramenta Mash Tool para colocar os efeitos de pintura da labareda, esta ferramenta permite que você selecionar e mudar somente de um nó do seu objeto permitindo criar vários efeitos.



19- Use a ferramenta Object>Clipping Mask para deformar a labareda, duplique e faça diferentes transformações nas labaredas e coloque-as em torno do sol.

Finalizando.

3 Responses

  1. rjlages

    Obrigado Alessandro,
    Minha intenção foi essa mesma, demonstrar as principais ferramentas do programa de maneira simplificada e forma criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *